Conquistas

Aqui dispomos nossas conquistas, o portifólio dos Cruzadores.

Também contamos um pouco sobre as ilhas para as quais já fizemos expedições e apresentamos: a) uma avaliação de dificuldade das expedições seguindo a seguinte escala: muito fácil, fácil, média, difícil e muito difícil; e b) apresentamos um escala sobre a possibilidade de mergulho livre: nula, muito baixa, baixa, média, boa, muito boa.

Francês.jfif

Ilha do Francês

A Ilha do Francês localiza-se na frente das praias de Jurerê e de Canavieiras. Trata-se de uma pequena ilha com duas pequenas praias e uma residência. Está quase inteiramente preservada, não possuindo trilhas.

 

Do extremo leste de Jurerê, a praia da Ilha do Francês se encontra à aproximadamente 2 km de distância, sendo percorrida a nado em um percurso de aproximadamente 20 minutos. A volta na ilha possui uma distância de aproximadamente 1,5km, sendo completada em aproximadamente 15 minutos.

 

O percurso completo da volta na ilha possui, portanto, aproximadamente 6km e é percorrido em aproximadamente 1h. O trajeto é de nível fácil, havendo eventualmente corrente lateral leve e ondulação leve.

----------

Dificuldade: muito fácil.

Oportunidade de mergulho: muito baixa.

Coordenadas: Latitude: -27.41578, Longitude: -48.47624

Imagem: doada por parceiro.

Ilha do Campeche.jpg

Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche localiza-se na frente da Praia do Campeche, no sul da Ilha de Santa Catarina. Trata-se de uma ilha grande com uma única praia e pequenas residências junto a esta praia.

 

A ilha está quase inteiramente preservada, sem trilhas ou estradas. Do centro da praia do Campeche, a praia da Ilha do Campeche se encontra à aproximadamente 1,7km de distância. A volta na ilha possui uma distância de aproximadamente 4,5km. O percurso completo da etapa possui, portanto, aproximadamente 8km.

 

O trajeto é de nível intermediário, havendo eventualmente grandes ondulação, pois a ilha está aberta para o oceano.

----------

Dificuldade: média.

Oportunidade de mergulho: baixa

Coordenadas: Latitude: -27.69552, Longitude: -48.46423

Imagem: retirada da internet.

DSC_1124.jpg

Ilha de Anhatomirim

A Ilha de Anhatomirim, do ponto de vista da Ilha de Santa Catarina, se encontra de frente à praia da Daniela, entre a Ilha de Santa Catarina e o continente, estando bem próxima ao continente.

Trata-se de uma pequena ilha com uma fortaleza da época colonial. A ilha está bem preservada. Ela possui apenas uma pequena praia onde se encontra o trapiche da fortaleza.

 

A volta na Ilha de Anhatomirim, partindo da Ilha de Santa Catarina, inicia-se no leste da praia da Daniela, estando a mesma a uma distância de 5km. A volta na ilha possui uma distância de aproximadamente 1,5km. O percurso completo possui, portanto, aproximadamente 11km.

 

Há possibilidade de forte corrente lateral e baixa ondulação.

----------

Dificuldade: fácil.

Oportunidade de mergulho: nula

Coordenadas: Latitude: -27.42725, Longitude: -48.56508

Imagem: arquivo nosso.

IMG_20220129_092634206.jpg

Ilha de Ratones Pequeno

Ratones Pequeno é uma ilha de tamanho médio que fica no meio do canal que separa a Ilha de Santa Catarina da parte continental de Florianópolis.

A ilha possui uma única praia de areia e está completamente preservada, não possuindo trilhas. 

Para a volta na ilha sai-se de Sambaqui, sendo as metragens as seguintes: 2.8km para ir, 2.8km para voltar e 1.8km para a volta na ilha, somando aproximadamente 7,5km.

Indo na forma de passeio, isto é, devagar e com desembarque, a volta na ilha demora aproximadamente 3h.

Pode haver corrente lateral leve e pequenas ondulações.

----------

 

Dificultade: fácil.

Oportunidade de mergulho: nula

Coordenadas: Latitude:-27.49299 Longitude:  -48.55960.

Imagem: nosso arquivo.

Ratones grande.jfif

Ilha de Ratones Grande

A Ilha de Ratones Grande se encontra no canal entre a Ilha de Santa Catarina e a parte continental de Florianópolis.

 

Nesta ilha se encontra a Fortaleza Santo Antônio de Ratones, fortaleza da época colonial que fazia parte do triângulo defensivo do norte da Ilha de Santa Catarina.

A ilha possui duas praias de areia, uma delas onde se encontra o trapiche da fortaleza, e também possui uma praia de pedrinhas. 

A ilha está a aproximadamente 2,5km da praia de Sambaqui e sua volta pode ser feita em aproximadamente 2.5km, totalizando, portanto, 7,5km.

----------

Dificuldade: fácil.

Oportunidade de mergulho: nula

Coordenadas: Latitude:-27.48337 Longitude:  -48.56228,

Imagem: retirada da internet.

IMG_20220202_083607660.jpg

Ilha Mata Fome

Mata Fome é uma ilha pequena no nordeste da Ilha de Santa Catarina. A ilha é completamente preservada, possuindo apenas ruinas de algum antigo trapiche. É possível desembarcar na ilha em sua parte virada para o oeste, parte guarnecida pela Ilha de Santa Catarina. 

Saindo da praia dos Ingleses, as metragens são as seguintes: 2km para ir, 2km para voltar e 1.2km para a volta na ilha, somando 5,2km.

A ilha possui uma fenda que praticamente a atravessa, sendo possível entrar na fenda na área alagada, uma experiência muito emocionante.

A parte leste da ilha, virada para o oceâno, possui correntes médias e ondulações fortes.

----------

Dificultade: média.

Oportunidade de mergulho: baixa

Coordenadas: Latitude:-27.42584 Longitude:  -48.36720.

Imagem: nosso arquivo.

Badejo.jpg

Ilha do Badejo

A ilha do Badejo é uma pequena ilha ao leste da Ilha de Santa Catarina. A ilha está completamente preservada, não possuindo nenhum resquício de construção ou desmatamento.

 

A ilha possui uma piscina natural no local de desembarque, a oeste da ilha, parte guarnecida pela Ilha de Santa Catarina.

Saindo da praia do Santinho, as metragens são as seguintes: 2,5km para ir, 2,5km para voltar e 1km de volta na ilha, somando 6km.

Na parte leste da ilha, virada para o oceâno, há fortes onduações e correntes. Ali se encontra ainda um imenso paredão, impressionante de ser experiênciado.

----------

Dificultade: média.

Oportunidade de mergulho: baixa

Coordenadas: Latitude:-27.44272 Longitude:  -48.35011.

Imagem: nosso arquivo.

Screenshot_20220305-103538.png

Ilha das Laranjeiras

A Ilha das Laranjeiras é uma pequena ilha de frente e muito próxima à Praia da Tapera, ao sudoeste da Ilha de Santa Catarina, ficando, portanto, no canal entre a Ilha e o Continente. Trata-se de uma bela ilha com vegetação preservada, sem praia mas com bons pontos de desembarque.

 

A Ilha fica muito próxima da Ilha Maria  Francisca (Dona Francisca) e, conversando com os moradores locais, descobre-se que é destino esportivo comum da região.

Embora a água não seja poluida, sendo própria para nado, possui baixa visibilidade.

----------

Dificultade: fácil

Oportunidade de mergulho: nula

Coordenadas: Latitude: -27.69306 Longitude ,-48.56933.

Imagem: nosso arquivo.

Maria.JPG

Ilha Maria Francisca

A Ilha Maria Francisca é uma ilha de porte médio que se encontra à sudoeste da Ilha de Santa Catarina, próxima à Praia da Tapera, portanto, no canal que separa a Ilha do continente. Sua proximidade é tão grande, que em épocas de maré baixa ela se comunica com a Ilha de Santa Catarina e, em épocas de maré alta, a parte conectável transforma-se em uma região lodosa e muito rasa, onde pode-se nadar ou caminhar.

 

Fica ao lado da Ilha das Laranjeiras e possui algumas casas e pousadas, estando parcialmente preservada.

----------

Dificultade: fácil

Oportunidade de mergulho: nula.

Coordenadas: Latitude: -27.6984524; Longitude: -48.5666219,

Imagem: nosso arquivo.